segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Kano: O computador que você pode fazer.


A coisa de uns dois anos, o Raspeberry foi lançado. É uma plaquinha com algo entre um smarthphone e uma placa mãe de PC que serviria somente para entusiastas. Mas no Kickstarter, foi lançado o Kano, uma versão do Raspeberry com um conjunto para formar um PC portátil simples e funcional.


O conjunto consiste em cabos com conexão HDMI, Teclado com touch e uma caixa de som.



Esse acima é o teclado, essa parte preta, é um track pad igual a de um notebook.



Nessa imagem todo o conteúdo do kit:

1 - Manuais
2 - Cartão SD
3 - Caixa de Som
4 - Raspeberry
5 - Teclado
6 - Case de Acrílico
7 - Painéis para personalização do case
8 - Conjunto de adesivos
9 - Cabo HDMI mini-USB
10 - Plug de energia
11 - Wi-fi USB


Esse é o esquema do Raspberry do modelo que equipa o Kano.


Esse daí é o cerne do sistema em pessoa. Não é muito potente, o CPU dele roda a 700 mhz, e ele tem 512 de mb, mas a falta de potência tem sua explicação no preço: menos de 50 dólares no Raspberry, e no Kano (pelo menos no Kickstarter) algo próximo de 99 dólares, dependendo da opção de compra.



Com a ideia do case, o Raspberry deixa de ser uma maquininha para entusiastas, e pode tornar-se uma alternativa para muitos outros. Rodando uma versão do Debian, e com uma potência que pode fazer muita coisa se tratando de ambiente Linux, posso ver o Kano sendo usado como exemplo de hardware e equipamento para educação.



Penso que talvez seja a melhor alternativa para ensinar programação a baixo custo, países como Brasil, China, Rússia e Índia deveriam ter abraçado em muito um projeto desses, mas infelizmente, ficou na mão de iniciativas privadas, o que já é alguma coisa.

E mais uma vez, o Kickstarter mostra ao mundo um projeto muito bom, que mostra cada vez mais a tendência diferente do mercado, ao invés de grandes potências e hardware agressivo, existe um nicho para low profile alimentado com conteúdo de creative commons (para não dizer que é pirataria só).

Aqui o link para mais detalhes:

http://www.kickstarter.com/projects/alexklein/kano-a-computer-anyone-can-make

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Android Players