domingo, 13 de abril de 2014

Conheça o projeto Ara do Google

Dois anos atrás, um rapaz começou a mostrar em seu site um projeto muito interessante, era um celular feito por blocos. O sistema é bem simples: assim como em um computador, você acoplaria memória, processador, bateria e demais componentes, mas conforme a sua necessidade.

Precisa de uma tela maior? É só comprar e instalar. Seu problema é velocidade? A troca do processador pode resolver, enfim: o cliente montaria o celular conforme sua necessidade. Os benefícios disso são enormes, fabricantes pequenas poderiam se focar em desenvolver somente um produto, como câmeras ou baterias, e a ideia aumentaria muito a vida útil de qualquer aparelho, já que quando o hardware não me satisfazer, eu posso simplesmente efetuar um upgrade, e talvez até usar o antigo como parte do pagamento.

Acredito que é mais um sinal dos tempos: os PC's estão ultrapassados, os notebooks não duram muito mais tempo, o futuro será móvel.

Vamos pra algumas imagens do projeto:


Aqui o aparelho todo "desmontado", imagem colhida da notícia do Gizmodo BR onde o Google dizia estar focado em manter o aparelho com o preço base de 50 dólares. O que é uma ótima notícia.


A imagem vista por trás dos celulares modulares não é exatamente bonita, mas não duvido que algum desenvolvedor faça o favor de deixar isso mais bonito.



O Ara terá inicialmente 3 modelos, sendo que o modelo grande de 4x7 vai demorar mais para chegar ao mercado. Então teremos versões simples, as médias e as grandes, o que provavelmente tornará os maiores mais poderosos, regra que não é exatamente seguida hoje em dia.


Outra facilidade é a troca mais fácil de telas, ou ainda a compra de uma tela com resolução mais adequada para o seu uso. Fotógrafos e gamers poderão usar telas com muito mais recursos, enquanto usuários lowends poderão economizar no recurso.




Não é só o Google que está trabalhando na ideia, a ZTE também tem projetos similares:




É questão de tempo, que a "moda modular" chegue aos Tablets, que poderão ter potência para passar os PC's e Notebooks, que provavelmente serão produtos para hardusers e enxergados como coisa de tiozão. Alguém mais que acompanha o blog pensou em um "OUYA Modular" ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Android Players