sexta-feira, 11 de julho de 2014

Controle Bluetooth do OUYA - Problemas e Soluções

O controle do OUYA é um dos maiores motivos de crítica ao pequeno console independente, e muito disso é puta falácia e bobagem escrita por mídias compradas por grandes empresas, ou que tem medo de perder seu prestígio no mercado. Então aqui vamos desmistificar alguns pontos, e explicar exatamente o que pode ser feito para melhorar o desempenho do controle.



Acima está o projeto original do controle do OUYA, em sua versão DEV, distribuída para os desenvolvedores que apoiaram o projeto no Kickstarter. Além da óbvia diferença do material da carcaça do controle, e do acabamento do touchpad, a maior diferença está no direcional, que imitava erroneamente os clássicos controles dos 16 bits, mas que no fim não tinha resposta adequada, muito menos a precisão que o controle necessitava. Com o feedback dos desenvolvedores, o controle foi reformulado mudando principalmente esse direcional.


Acima uma foto do controle em sua versão final standart, o mais popular do mercado. O direcionam mudou bastante, e agradou quem pode comparar ambas as versões, mas o estigma do "controle ruim" continuou sendo propagado pela "mídia especializada".

Porque essa crítica é uma bobagem? Primeiramente porque a primeira reclamação foi resolvida na versão final, Segundo: porque o OUYA custa 99 dólares e está em sua primeira versão, enquanto controles comparados como o do PS3 e Xbox tem mais de 15 anos de desenvolvimento no mercado, Terceiro: o OUYA é compatível com uma série de controles Bluetooth, o que pode ser solução para um jogador mais hardcore, mesmo esse não sendo o perfil do cara que compra o OUYA.



Como dito anteriormente, o controle do OUYA é Bluetooth, e é preciso entender minimamente como funciona essa tecnologia. É uma forma de conectividade sem fio, popularizada por celulares principalmente para funções como handsfree para evitar multas ao atender o telefone no carro.

Atualmente o bluetooth se divide em 3 classes, onde principalmente muda-se o alcance dos dispositivos pareados. Em sua Classe 1 por exemplo o alcance é de até 100 metros, em sua Classe 3, o alcance é de 1 metro apenas.

Mas esse tipo de distância é medida em um local sem qualquer obstrução ou ainda qualquer outro tipo de dispositivo disputando conectividade ou tentando parear, e para ajudar, não há certeza que tipo de tecnologia bluetooth equipa o controle do OUYA, mas relatos dizem que ele funciona bem de 1 a 3 metros de distância, enquanto outros dizem que mesmo a curta distância, ele tente a não funcionar bem.

Dada toda essa introdução, vamos as soluções:


1 - Ligue a internet em seu OUYA por cabo.

O OUYA tem conectividade sem fio para seu controle e para internet, mas um dos motivos de maior reclamação é a falta de estabilidade com a internet, e sua lentidão. Obvio que isso pode ser só reflexo de um problema doméstico do usuário com seu provedor de internet ou ainda seu modem\roteador, mas usar o cabo para fazer a conexão do aparelho resolve 100% do problema da internet, e muito do problema do controle.

Provavelmente ambas as conexões sem fios se atrapalham, e quando o OUYA só tem que se preocupar em manter o controle bluetooth pareado, as coisas ficam muito mais estáveis.


2- Fique próximo ao OUYA

Aproveito o belo desingn do aparelho que é uma caixinha de lata, e deixa na frente ou ao lado da TV. Eu sei que o cabo HDMI dele é curto, mas é mais fácil comprar outro do que brigar com os problemas que acontecem se você "esconder" o OUYA em um armário ou atrás da televisão.

Evite deixar objetos na frente do controle e do console, assim nada vai atrapalhar a caminhada do sinal.


3 - Evite congestionamentos de sinais
Tudo está ficando sem fio, nossas chaves de carro, nossos celulares, e uma centena de outros dispositivos. Ao que me parece, o OUYA não se dá muito bem com outros sem fios por perto, e isso pode comprometer sua diversão.

É um conselho complicado de oferecer, e muito mais de cumprir, mas seu OUYA vai funcionar melhor sem um Xbox ou Ps3 funcionando ao lado, melhor ainda sem alguém usando um dispositivo bluetooth no celular ou tablet nas proximidades. Se possível, deixe só o console e seu controle.


4- Use pilhas novas ou recarregáveis de boa qualidade.

Pilhas gastas tem menor voltagem e podem ou perder a conexão ou dar um sinal atrasado para o console, o que deixa o jogo muito complicado. Pilhas alcalinas duram semanas de jogatina no OUYA, que não é um grande gastador, mas se quer não ter mais dor de cabeça, use pilhas recarregáveis de qualidade, e  com uma amperagem alta.

No meu caso, uso um conjunto da Panasonic de 3100 mAh que importei na internet, mas praticamente qualquer pilha com pelo menos 1600 mAh vai resolver seu problema definitivamente. Só para se ter ideia, só recarreguei minhas pilhas 3 vezes em mais de um ano de uso do OUYA.


5 - Priorize o Bluetooth
Dica do parceiro Alan Roza, do grupo OUYA Brasil no Facebook:

Manage > Controllers > Settings > Always prioritize Bluetooth


6- Sente perto do OUYA



A dica é quase estúpida, mas até nas filmagens, fotos e vídeos da produtora do OUYA, sempre vemos os jogadores bem próximos do console e da TV. Recomendo de 1,5 m a 2 m para evitar qualquer problema, mas pessoalmente jogo numa TV de 21 polegadas a menos de 50 cm do console, e talvez por isso nunca tenha tido problemas com o OUYA como muitos relatam.








Bem, acho que isso é tudo pessoal, essas são as dicas para evitar os problema com o controle original do OUYA, e caso tenha alguma sugestão a mais, envie aqui para nós nos comentários.




Android Players