terça-feira, 15 de abril de 2014

Leia no Tablet Android e seja mais feliz!

Primeiro amigos, gostaria de alerta-los que esse post imprime somente opinião pessoal. Vamos então o assunto: Por que é melhor ter um tablet para leitura, como fazer, e porque é melhor que um e-reader convencional.

Porque é melhor usar um tablet para ler?



Mais uma vez: é só questão de opinião, mas vamos aos fatos. Kindle e Kobo tem telas a partir de 4 polegadas em suas versões simples, que custam em média 300 reais. Um tablet tem normalmente tela de 7 polegadas no mínimo, e os preços são a partir de 200 reais.

E-readers (não vou ficar repetindo Kindle e Kobo toda hora) são quase em todos os modelos preto e branco com escalas de cinza, enquanto por mais simples que seja um tablet, ele é colorido. Os e-readers tem a vantagem de serem leves e próprios para leitura fora de casa, já que não são refletivos, os tablets tem isso como defeito, mas sinceramente? Quem é que fica por aí na luz do dia lendo?



Não sei quanto a vocês, mas eu prefiro ler no conforto da minha casa, sentado num sofá ou na cama, ou no máximo quando estou em alguma fila ou sala de espera, casos todos sem o problema de reflexo.

E-readers tem outro problema, falta compatibilidade de formatos neles, epubs, pfds e outros formatos rodam em alguns modelos, mas não em outros. Já um tablet, até os mais simples rodam um monte de formato de texto: pdf, jpeg, cbr, epub, txt, jar e muito mais, ou seja: qualquer formato de livro digital novo ou antigo.



E-readers também são limitados em termos de lojas, normalmente só a loja de aplicativos da fabricante, como o Kindle e a Amazon Store. Um tablet pode ter acesso a Amazon Store, a Google Play Store, e mais um monte de lojas que vendem livros, como por exemplo a Marvel Comics.

Tablets levam vantagem também por serem mais simples de se ler mangás e quadrinhos, enquanto não é todo e-reader que pode fazer o mesmo. Tablets também tem luz interna, coisa que modelos mais simples de e-readers não tem, ou seja: você vai poder ler no escuro ou com baixa luminosidade.

Na matéria da Globo.com o jovem abandona os livros físicos e parte para o tablet.


Outra grande característica é em termos de peso. Sou fã das Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R Martin, e seus 5 livros são enormes, pesam quase 12 quilos juntos, carregar isso é ruim, mesmo um só livro. Com meu tablet, e um cartão micro sd de 16 gb, eu carrego comigo mais de 500 livros, e só pesa 200 gramas.



Onde conseguir os livros para tablets?

O jeito mais fácil de todos é dentro da Google Store, que conta com milhares de livros, muitos até mesmo gratuitos. Lá você também pode baixar o aplicativo do Kindle, que além de servir como leitor, pode ser usado para adquirir outros livros.



Aqui no Brasil, o preço ainda é salgado, e tem pouca diferença com o preço do livro físico, o que deixa o formato menos interessante, mas preserva o negócio das livrarias físicas por aqui.

Mas existe o meio "alternativo" de se conseguir livros. Não é difícil encontrar sites, blogs e até mesmo grupos no Facebook onde se distribui livros gratuitamente, e na maioria das vezes, eles estão em epud, um formato agradável de ser ler.



A mesma coisa com quadrinhos, uma busca rápida no Google te fornece uma centena de lugares para baixar. Vou deixar aqui abaixo, alguns links para download de livros, histórias em quadrinho e mangás:


http://ndrangheta-br.blogspot.com.br

http://renegadoscomics.blogspot.com.br/

http://livroemepub.blogspot.com.br

http://www.coringa-files.com/

http://br.mangahost.com/manga


Se conhece outros, sugira nos comentários, nesse POST antigo aqui do blog, você encontra vários livros para download também.


Aplicativos de leitura

Para ler em seu tablet, é preciso baixar o brilho de sua tela no mínimo que puder, para prolongar o tempo de leitura, e ajustar depois o aplicativo que estiver usando para a sua preferência.

Astro File Manager
Astro é um ótimo organizador de arquivos, apesar de não ser popular como outros similares, ele conta um um ótimo visualizador de imagem que sozinho já resolve a vida de quem quer ler quadrinhos e mangás.
Clique para baixar ASTRO


ACV
A Comic Viewer é um ótimo leitor de quadrinhos e mangás, lê .cbr e jpeg. Se estiver em dificuldades com os cbr, basta abri-los com um programa como o Winrar e descompacta-los.


FBReader
Mesmo com tantas opções para Android, eu ainda sim prefiro FBReader, parceiro desde a época do meu celular Samsung com Bada. As opções dele tornam a leitura mais agradável, podendo se escolher fundo, mudança de páginas e outras pequenas funções.



Todos os três programas são encontrados gratuitamente na Play Store para Android.



Qual tablet escolher?



Pensando em economia e praticidade, recomendo que se compre uma marca barata, e que não se tenha pretensões com relação a outras funções do tablet como navegação na internet, jogos e afins. No meu caso, tenho um tablet Multilaser Diamond Lite de 7 polegadas, ele tem um processador de 1.2 Ghz e 512 de memória Ram, e 8 Gb de memória interna, e eu coloquei mais 16 GB com um cartão micro SD. Ele sobra na hora das leituras, comprei por R$ 250 reais em uma promoção.



Novo, fora de promoção, existem modelos até mais baratos que esse. Recomendo marcas como Multilaser, CCE, Philco e Gradiente. Multilaser é o melhor custo benefício, é barato é bom principalmente para funções simples como a de ler. A Gradiente voltou para o mercado brasileiro com ótimos produtos, vale a pena dar uma conferida. Particularmente, acho que para ler, um tablet deveria custar no máximo 400 reais, mas se você gosta de jogar e navegar na internet, não se engane: vai ter que desembolsar uma grana.


AQUI um link para as Lojas Americanas pra comprar seu tablet.



FASE BÔNUS!!!


Importe seu tablet da China! Explicação rápida: é preciso de um cartão de crédito internacional, paciência para esperar a entrega, e muita sorte para não ser taxado. É um cara sem sorte? Calcule sua compra com mais 60% de impostos de importação e seja feliz.

Aqui o link para baixar:

COMPRE AQUI!

Pode ser uma boa comprar na China, no Tablet de exemplo do link acima, o valor é de só 71 dólares. Com sorte você vai pagar só 140 reais, com azar 258 reais. Mais barato que em muita loja por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Android Players