Confesso que foi amigo recente do RetroArch, e muito já se falava nele. Se trata de um emulador standalone, um só programa, emulação de vários videogames. O RetroArch já tem versões relativamente antigas para o Xbox360, Nintendo Wii, e no Android ficou muito popularizado.
Enquanto no mundo da emulação, um neófito teria alguma dificuldade de rodar um jogo, e teria que aprender tudo de novo a cada nova plataforma que quiser emular, o RetroArch segue caminho inverso e faz tudo sozinho, identificando o dispositivo, configurando controles, e já deixando tudo pronto para o usuário.
Algumas opções do RetroArch
Quanto a plataforma emuladas, não temos nada nebuloso, estranho ou desconhecido, são videogames todos que estiveram no mainstream, a lista é composta por:
- bsnes/higan (SNES)
- Desmume (NDS)
- Downthawr (Original Game)
- FCEUmm (NES)
- Final Burn Alpha (Arcade)
- Gambatte (GameBoy/GameBoy Color)
- Genesis Plus GX (Genesis/Sega CD)
- MAME 2003 (Arcade, based off MAME 0.78)
- Mednafen (VirtualBoy, NeoGeo Pocket, WonderSwan)
- Nestopia (NES)
- NXEngine (Cave Story)
- PCSX-reARMed (PlayStation)
- Picodrive (Genesis/32X/Sega CD)
- PrBoom (Doom .WADs)
- QuickNES (NES)
- Snes9x/Snes9x-next (SNES)
- Stella (Atari 2600)
- TyrQuake (Quack .PAKs)
- VBA Next (GBA)
WonderSwan Color, ótimo portátil desconhecido no ocidente. |
Dê uma chance ao NeoGeo Pocket também... |
Falta aqui alguns consoles importantes, como o Nintendo 64, mas videogames pouco conhecidos no ocidente como NeoGeo Pocket e WonderSwan estão na lista, assim como um ótimo jogo para PC pouco conhecido por aqui: Cave Story.
Cave Story: indie japonês com dificuldade das antigas. |
No OUYA, o RetroArch vem em sua melhor versão (claro, na minha opinião), uma vez que automaticamente entene que o console é um OUYA e já configura para melhor funcionamento. Suas capacidades técnicas também facilitam a utilização de outro joystick como o DualShock3 do Playstation 3.
Label do RetroArch no OUYA |
O RetroArch é encontrado na Discovery gratuitamente, e não é tão customizável quanto em outras versões onde por exemplo, se pode excluir a emulação de algumas plataformas. Dos 8 gb disponíveis do seu OUYA, tai um aplicativo que vale muito a pena deixar instalado.
Atualmente a desenvolvedora do RetroArch é a Libretro, depois de algum problema com a Moonlight Studio, e sua versão para Android (e outras plataformas) pode ser encontrada nesse link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário